Monday, December 21, 2009

Cansada... tributo ao que amo e a quem levou meu coracao pra baixo da terra

Sabe quando a gente ouve a mesma ladainha e cansa? Sabe quando a gente espera e acredita q as coisas vao melhorar mas a gente pedala, pedala e nao sai do lugar?
Eu to CANSADA!!!

Nao sei se eh o lugar, nao sei se eh o jeito das pessoas nesse pais.... ninguem da oportunidade pra ninguem, ninguem ajuda ninguem a crescer...pra qualquer emprego, voce eh bom, mas praquilo que querem voce nunca serve... Estagio pra aprender: soh sem remuneracao... pode isso? Eu, no BRasil tirava pouco, era um salario minimo... mas nao era gratuito o meu trabalho e as minhas oito horas diarias.

Uma amiga voltou do Brasil... nem chegou e ja esta revoltada... formada em Administracao de empresas e com 15 anos de carreira numa empresa multinacional de grande porte no Brasil, resolveu q queria mudar de vida, deixou os pais o salario de 3 mil reais por mes e veio tentar a sorte no Canada. Hoje eh baby sitter. Melhor que eu que fui faxineira - de bar ainda por cima...aguentei essa vida por um ano... Quando chegava e via a nojeira q eu tinha q limpar - geralmente aos sabados ou Domingos de manha - e sempre no banheiro masculino...sempre...as vezes eu, sem brincadeira, chorava... E pensava: Meu Deus, porque? Estudei tanto, sei falar outra lingua e estudei um pouco de mais duas, desenhei tantas casas de veraneio pra tanto milionario, jogador de futebol, pra vir parar aqui e limpar privada suja??? Depois trabalhando no Tim hortons, ouvindo xingo de cliente e de colegas que queriam me lembrar q eu era "nova no emprego". Hoje no Home Depot ateh q subi um pouco... mas nao faco nada do q aprendo no meu curso de Interior designer... comecei como kitchen designer pra ser transferida e esperar pela vaga... ja sao dois anos esperando... Esperar Cansa...

Terminei um curso de ilustracao e apresentacao grafica, q pretendo seguir a area, ver alguns workshops de ilustradores famosos, aprender mais um pouco...mas pra tudo se precisa de $$ e nao tenho $$ agora...



(clique na foto pra ampliar)
Basta olhar nos livros e ir inventando desenhos, e colori-los... um dia , quem sabe, eu esteja viajando o mundo , dando meus workshops, mostrando e ensinando minha arte... aprendendo outros idiomas...aprendendo outras culturas...aprendendo duas vezes enquanto ensino...

Acho q por estar tao desiludida com minha situacao marital...ja estou abrindo os portoes da minha mente pro que eh novo e tentar buscar algo melhor pro meu desenvolvimento, meu crescimento, queria encontrar alguem q me desse paz, que eu sentisse paz ao ve-lo e nao esperar qual vai ser a proxima...

Fico fantasiando coisas na minha cabeca pra nao cair na depressao que sei q esta a um milimetro de mim, tentar desabrochar a artista em mim, pra q a artista faca com que eu esqueca de onde estou, quem sou, tire minha mente daqui e me leve pra algum outro lugar, mais limpo, onde tudo tem seu lugar...por isso a vontade de ser designer...

Queria desenhar minha vida de outro jeito, queria tentar usar lapis e canetas e markers coloridos e uma borracha enorme pra apagar de 1998 a 2009. Sao onze anos... tudo comecou quando perdi meu pai. Ele era a minha rocha, apesar de ja nao estar morando com a gente e nem estar tao presente na minha vida. Quando ele dormiu pra sempre, levou uma grande parte de mim junto... Nao posso ouvir Elvis Presley q lembro da gente dancando na sala de Domingo qdo eu era pequena... parece que voo no tempo. Ai volta a pequena artista, a imagem de meu pai me dando papel pra desenhar...ele sempre era assim: me encorajava, me empulsionava...

Quando decidi estudar design de arquitetura: ele me deu meu material todinho. como se dissesse: Nao posso te dar mais nada, te dou tudo o que voce eh hoje. Estuda e vence! Eh por isso q nunca deixei de estudar, minha mae tambem me apoiou mas nao era igual o apoio do meu pai, que me elogiava pros amigos que depois vinham me dizer.
Quantas saudades, paizinho... A gente olha as fotos, pareco ouvir sua voz, seu sorriso... me lembro de suas maos, fazendo cafune pra eu dormir quando eu tinha uns 5 anos e quando eu passei na primeira serie , ganhei um relogio. (a gente quase nao ganhava presente...e eu nao sentia falta...pois eu era tao feliz! E eu sabia!)
Os meus olhos enchem d'agua pensando na minha vida hoje, o quao enforcada e sufocada me sinto estando onde estou e pensando o q eu faria se tivesse a oportunidade de te encontrar de novo... o q eu te diria se tivesse mais cinco ou dez minutos...Acho q nao conseguiria te dizer nada em meio aos solucos...soh ia conseguir te abracar e chorar...acho q se conseguisse , iria pedir desculpa por qualquer coisa e iria querer mostrar meus filhos pra ele... as vezes, com o meu cansaco , que sempre vem das desavencas com o Homis maridus aqui, tenho vontade de ir pra junto de meu pai e meus avos, esquecer da pessoa e da artista que sou, e voltar a ser crianca, esperando o cafune da hora de dormir, que fosse da minha vozinha ou do meu pai.ou ganhando uma surra de cosquinha do Seu Odilon, meu avozinho...

Dormir pra sempre, com a cabeca no colo da minha avoh Elisa... debaixo do peh de jabuticaba na sombra fresquinha, num dia quente de sol. Ze , Seu Odilon e Dona Elisa, voces levaram parte do meu coracao embora... Saudades imensas...

1 Comments:

Blogger Stella said...

Andreia, lindo este etxto...porem triste..
Forca! Muita forca!

2:18 AM  

Post a Comment

<< Home